sábado, 21 de outubro de 2017

6 Motivos para ler Batman O Cavaleiros das Trevas

" O momento chegou, em seu intimo você sabe, pois eu sou sua alma! Não há como escapar de mim!" - Batman

Sim, voltamos a falar de uma das obras mais marcantes da Historia das HQs, uma obra que ficará para sempre marcada na mentes e corações dos viciados. Inevitável se tornar repetitivo tanto quanto necessário. Agora vamos a nossa lista de motivos que torna essa obra uma das mais revolucionarias e marcantes da industria das HQs.

Um dos pontos de virada mais importantes das HQs

A quebra de paradigma feita em cavaleiro das trevas foi tamanha que rendeu até matéria na revista Times. Mostrando um Batman e um Superman e os super-heróis marginalizados, vistos de maneira nunca antes imaginada, a parte gráfica e o estilo narrativo violento e direto.

Uma visão do futuro perturbadora



Contexto social e político da década se 80 permeou a obra de Miller de maneira fantástica, colocando no superlativo os conflitos e duvidas da época, governo conservador e controlador de Reagan, a disputa EUA vs URSS, a decadência urbana e o surgimento de uma imprensa sensacionalista e cada vez mais cínica (como a que temos ainda hoje em dia por sinal).

A abordagem psicológica dos personagens

Entramos na mente de Bruce Wayne (ou seria Batman) Coringa e Duas-Caras, como nunca antes havia sido permitido, acompanhamos quadro a quadro não só as decisões, mas também os conflitos que permeiam essas mentes brilhantes e por que não, doentes.

Estrutura cinematográfica


A estrutura  gráfica  escolhida  por  Miller também é um caso a parte, experimentações que ele começou ainda em Ronin continuaram aqui, escolha de paginas com grade de 16  não fixas, permitiram uma narrativa cinematográfica impressionante. Indo de cenas com cortes rápidos até cenas como se fossem a mais perfeita câmera lenta.

A luta mais foda de todas



A luta com maior tensão, pressão e preparação na historia do Batman, colocou os dois maiores heróis do universo DC a lutarem e redefiniu até mesmo a relação entre esses dois personagens no universo regular da DC. como final surpreendente para os leitores que seguraram a respiração.


A maior história do Batman

Ser simplesmente a maior historia de um dos maiores heróis das HQs por si só já basta para essa obra ser sempre lembrada relida e babada. Influenciou toda uma geração de autores de HQs nas décadas que viriam, influenciou o universo regular da DC como um todo. Influenciou desenhos e todos os filmes do Homem -morcego desde então. 

E definitivamente ajudou a quebrar muitos preconceitos contra a 9°arte.

Obrigado Miller.

Salve o Cavaleiro das Trevas.

#OperacaoBatman80

0 comments: